terça-feira, 7 de setembro de 2010

Camaradagem


imagem de ocastendo.blogs.sapo

Tenho andado às voltas com as minhas tarefas de colheteiro, o tempo tem sido espremido até ao seu tutánico segundo. Mas lá consegui reunir um grupo de amigos do vale , metermo-nos no autocarro fretado pela organização de Bragança( não antes de, pelas 5 da manhã carregar o camião do frio com as toneladas de fruta apanhadas préviamente, recolher 3 amigos com as suas bagagens, fazer os telefonemas necessários, juntar a documentação de outros amigos e amigas que não puderam estar presentes devido ao falecimento de um familiar), e rumar à FESTA!


Foi com bastante expectativa que estive presente na Atalaia. Este pequeno ( E ENORME) interregno, é-me vital, por ser o local onde a palavra camarada tem o sentido que sempre lhe atribuí.


Alguns telefonemas depois e abraços sentidos, estava pronto para mais um fim de semana, onde iria repetir rituais que duram faz já alguns anos... uns aconteceram outros ficaram-se pela intenção. A palavra camarada, afinal, é mais densa e complexa do que imaginava. Complexa porque implica camaradagem , densa porque (na minha modesta opinião) implica a cultura e alimentação de amizades principiadas .


Numa enciclopédia que tenho aqui à mão aparece-me esta definição( enciclopédia da KLS de 1979) :


Pessoa que convive com outra;companheiro./ Pessoa que tem a mesma profissão que outra./ Colega, condiscípulo. / Bom sujeito , amigo. / - Adj. Agradável; tolerante, compreensivo.


................................


Pois eu sei , isso não passam de definições, e podem variar de sujeito para sujeito, dependendo da nossa forma de socializar ou não-socializar.


Na festa.


Senti o calor do dia , o sorriso aberto de quem nos quer bem, a solidariedade e a prontidão no auxilio a quem precisa, senti tanta coisa e não senti outras. A festa cresceu, este espaço que se quer de Liberdade e Solidariedade , está, cada vez mais, no melhor caminho possivel.


Cultivei como pude , a minha camaradagem, com defeitos à mistura certo ( a minha timidez por vezes parece não existir, mas lá está ela a travar-me quando o não queria), mas tentei e tentarei sempre para quem me quer camarada.


Abraço grande com tudo que a camaradagem pode trazer de bom.


( com um agradecimento especial ao pessoal de serviço na recepção do parque de campismo).



imagem de caminhodemim.blogspot.com

6 comentários:

São disse...

Bem regreesado e com uma feliz referência, que bom!

Espero que tenha tempo de dar uma volta pela casa de quem o estima.

Tudo de bom.

Dona Sra. Urtigão disse...

Estou presa aqui há um tempão, nas tuas palavras, que li e reli tentando entender coisas que vão muito alem do que escreveste. E de repente percebo a música, a letra, e volto ao início e por aqui fui ficando. E ainda vou ficar, após dar-te os PARABENS, apenas; volto a refletir sobre as palavras e imagens mentais sob influencia do som.
Agradecida. Fizeste-me bem.
Um abraço verdadeiro

Fernando Samuel disse...

Camaradagem e Amizade: encontramo-las na Festa do Avante como em nenhum outro espaço...

Um abraço.

Mário disse...

Gostei de te encontrar, Camarada!

Abraço fraterno!

Ana Tapadas disse...

Que bom que regressaste com testemunhos de produtor e homem de ideais fortes!
Beijo da planície

utopia das palavras disse...

Não quero que a palavra camaradagem ou mesmo até a palavra camarada seja ferida do seu verdadeiro sentido, o sentido que muito verdadeira e inteligentemente lhe dás. Não quero que, por um descaminho ou uma por uma oportunidade perdida fiquem elas (as palavras)desprovidas do desejo de assim continuarem, incólumes e profícuas.

Encontro no teu texto a beleza da tua franqueza!Grata!

Um beijo